ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

dieta-frio

         O inverno está se aproximando, e junto com esses dias frios, vem o aumento do apetite, as pessoas tendem a comer mais e procurar por alimentos mais calóricos, pois no frio nosso organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo e então a fome aumenta. 

 

           É importante ter alguns cuidados com a saúde durante o inverno, não descuidando da alimentação e praticando atividades físicas.

Aumentar o consumo de alimentos fonte de vitamina C (laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina e morango), fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados.

Manter o corpo hidratado também é importante, apesar de não se observar a perda de líquidos pelo suor, você já deve ter notado que a quantidade e volume de urina aumentam nessa época do ano, pois é a maneira do corpo eliminar líquidos e você deve repor essa perda. Uma boa opção são os chás de ervas, cuidado com as bebidas elaboradas com chocolate, pois essas se tornam mais calóricas.

Outra boa dica para ingerir líquidos e ainda não descuidar do consumo de verduras e legumes são as sopas ou caldos.  Elas aquecem, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo. Utilize legumes e verduras nas sopas, acrescente carnes magras ou frango sem pele, e para engrossar pode acrescentar fibras solúveis como farelo de trigo ou de aveia. Cuidado com os queijos amarelos, como opção, utilize queijos brancos e para acompanhar, pães ou torradas na versão integral, que têm maior poder de saciedade.

No inverno, o consumo de saladas diminui, consuma as verduras refogadas em pouco óleo e os legumes cozidos ou grelhados.

E para sobremesa, frutas cozidas satisfazem a vontade de doces e não comprometem a dieta.

Aproveite essa estação do ano, sem descuidar de você!!!

 

Dra. Juliana Carvalho
Nutricionista Especialista em Obesidade e Emagrecimento
CRN3 9993